Património Arqueológico

Conhecer a beleza natural de Alcofra, está ao alcance de todos através dos diversos percursos pedestres existentes na região.

1/6
Monte Gralheiro

 

Fica situado a uma altitude de 850 metros.

“Castro pré-histórico, serviu de defesa aos primeiros habitantes desta terra que se ocupavam na vida pastoril, estendendo-se os seus rebanhos por toda a encosta da “serra do pão ” (parte fértil da Serra do Caramulo).

Nessa época havia o perigo de invasores por isso no cimo do Gralheiro permaneciam continuamente de vigilância alguns encarregados de perscrutar a aproximação de estranhos e caso sucedesse era lançado um brado diferente - gralha - que servia de toque a reunir para a defesa comum de pessoas e haveres. Daí o nome Gralheiro. A acessibilidade a estas zonas da montanha explica-se pela existência de uma via romana que passava perto, na calçada da Nogueira, ligando a freguesia de Alcofra ao Vale de Besteiros ”.

 

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Vol. XXXVI. Lisboa. Rio de Janeiro. 1935. 28

1/4
Cabeço do Castêlo


Fortificação roqueira localizada sobre um outeiro onde abundam grandes batólitos graníticos. O local era naturalmente defendido, em particular do lado norte e do lado sul, pelo relevo muito acidentada. Nos lados ocidental e oriental a construção de muralhas impedia o acesso ao seu interior.

As escavações arqueoógicas realizadas no verão de 1997 permitiram recolher centenas de fragmentos de cerâmicas de uso doméstico, algumas decoradas, cossoiros cerâmicos e fragmentos de vidros de pelo menos dois recipientes. Os materiais encontrados, nomeadamente os cerâmicos, apontam para uma ocupação do local no período da Reconquista (séc. IX a XII).

 

Jorge Adolfo, Carta Arqueológica do Concelho de Vouzela.

1/8
Monte do Zimbreiro

 

Fica nos limites da povoação de Farves e do Crasto, onde podemos encontrar vestígios da civilização Castreja.

No topo do monte são visíveis restos de muralha lusitana de pedra minda, sem aspecto de construção compacta.

 

Madalena das Dores Antunes, Alcofra e a Sua Gente.