Património de Alcofra

 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/28
Torre Medieval séc. XIV


Construída no século XIV sobre um velho “Castro Lusitano”, em posição dominante e circunscrita a centro histórico. Classificada como monumento medieval, contrasta as suas linhas arquitetónicas com a paisagem natural da povoação de Cabo de Vila.
Apresenta uma planta quadrangular com onze metros de altura, composta por três pisos e por paredes em granito que ultrapassam um metro de espessura.
 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/41
Igreja Paroquial séc. XVIII

 

Situada no centro de Alcofra, Malhada, a Igreja Paroquial é famosa por albergar no seu interior um interessante espólio dos mais significativos exemplares religiosos.

Não existe em documentação a data da construção inicial. Sabe-se, no entanto, que existiu uma antiga Igreja com azulejos moçárabes, encontrados no desaterro da casa mortuária. E dois altares a ladear o arco cruzeiro da capela-mor, são demonstrativos da existência de um Oratório, com o calvário a presidir.

A sua estrutura atual é obra dos finais do Século XVIII, entre 1768 e 1783, durante o reinado de D. José I e D. Maria I.

O seu estilo arquitetónico é enriquecido por uma mescla dos diferentes períodos e influências que a moldaram, com altares trabalhados em talha dourada, estilo renascentista.

A Igreja é caracterizada pela talha do retábulo de estilo rococó e os colaterais são característicos do barroco joanino, sendo que o do lado direito apresenta uma sanefa também de estilo rococó.

Entre 2002 e 2004 a Igreja recebeu um grande projeto de recuperação e restauro.